sábado, 12 de abril de 2008

Vale a pena se informar

Será que meu filho usa drogas ? - Ensinar um filho a não usar drogas não é tão simples quanto ensiná-lo a amarrar os sapatos… Ensinar um filho a não usar drogas não é tão simples quanto ensiná-lo a amarrar os sapatos. Você não vai encontrar nenhum manual com um método prático e infalível para resolver o problema, mas pode fazer algumas coisas.Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, têm mais chance de usar drogas as pessoas mal informadas sobre o assunto. Muitos dos usuários de crack, por exemplo, não sabiam que ele causava danos cerebrais irreversíveis quando experimentaram a droga pela primeira vez. Muito menos que essa é uma das drogas de maior poder viciante. Fazer com que seu filho tenha informações já é um passo.
A seguir, você vai ficar sabendo um pouco mais sobre as drogas mais consumidas, sua aparência e seus efeitos no organismo. São informações que podem ajudar bastante na próxima conversa que você tiver com seu filho.
Álcool- Sensações provocadas pelo álcool
Pela sua ação depressora sobre os centros inibitórios do cérebro, o álcool é um desinibidor por excelência. Algumas pessoas relatam que, quando bebem têm a sensação de que são mais cultas, inteligentes, simpáticas, bonitas, ricas e sensuais, uma ou várias sensações combinadas. Se a pessoa tem tendência para desenvolver alcoolismo, sem perceber, passará a buscar mais vezes essas sensações.
- Danos causados pelo álcoolO álcool é a mais consumida de todas as drogas. Atinge todos os tecidos do organismo e provoca 350 desordens físicas e psíquicas. O desenvolvimento da doença é lento, quando comparado com as outras drogas. Nos estágios iniciais, as perdas são mais sutis e não são associadas ao consumo de bebidas, que aparenta ser social. Normalmente se restringem a comprometimento dos mecanismos de aprendizado, como a percepção, memória, atenção e capacidade de concentração, com queda do aproveitamento escolar, e a alterações de comportamento que podem ser entendidas como coisas da juventude. As perdas, assim como com as outras drogas, vão se intensificando com a evolução das fases e comprometem o relacionamento familiar e a atividade escolar ou profissional. Surgem os problemas financeiros, clínicos, psicológicos, psiquiátricos, sociais, morais e legais.
Alucinógenos
- Chá de lírioSensações provocadas pelo chá de lírio provoca alucinações visuais
- CogumeloSensações provocadas pelos cogumelos
- Cogumelos (chá de cogumelo - Psilocibina) retirado dos cogumelos selvagens que no Brasil crescem no estrume fresco do gado em noites úmidas, colhidos pela manhã. São ingeridos ao natural ou após fervura, formando-se uma beberagem, ou ainda com sucos de fruta ou com bebidas alcoólicas. Provocam alucinações visuais.
EcstasyA droga foi sintetizada pela Merck alemã no início do século e foi usada como moderador de apetite durante várias décadas. Chegou recentemente ao Brasil, quando já estava proibida nos EUA, por causar forte dependência. É uma associação de anfetamina, LSD e cafeína, MetileneDioxiMetAnfetamina (MDMA).
- Sensações provocadas pelo ecstasyÉ usado em discotecas, e a sensação descrita pelos usuários é de que a droga é estimulante e afrodisíaca, causa erotização e provoca alucinações. Eles se sentem leves, soltos e dispostos a dançar a noite toda.
- Danos causados pelo ecstasyProvoca aumento da temperatura, que pode chegar a 42 graus, com abundante sudorese, que provoca distúrbios hídricos e minerais e necessidade de ingerir líquidos. São freqüentes os casos de morte. Diminui a potência sexual no homem.
LSDSensações provocadas pelo LSD
- LSD (Lyserg Sarue Diethylamid) provoca alucinações. As alterações da percepção ocorrem nos níveis visual, auditivo, gustativo e táctil. As alucinações visuais podem ter as cores e formas psicodélicas.
- Danos causados pelo LSDReações de pânico com sensação de deformação do corpo e de objetos. As alucinações manifestas durante a "viagem" podem se repetir em fragmentos até anos após o experimento: são os chamados "flash backs". As alucinações podem perdurar durante semanas, num quadro similar ao psicótico. Pode ocorrer distúrbio psicótico crônico.
Mescalina- Sensações provocadas pela mescalinaA mescalina é obtida a partir do cáctus peyote, encontrado no México e no sul dos EUA. Efeitos bem parecidos com os do LSD.
Barbitúricos- Sensações provocadas pelos barbitúricosO usuário sente sonolência, desligamento e um amortecimento, como se estivesse anestesiado. Pode ocorrer reação paradoxal, com excitação psicomotora.
- Danos causados pelos barbitúricos.Pode ocorrer depressão do sistema nervoso central a ponto de haver parada cardíaca e respiratória. Causam dependência física e síndrome de abstinência com convulsões, quando retirados.
Cocaína- Sensações provocadas pela cocaína
A cocaína provoca excitação psíquica, e o usuário tem a sensação de que é forte, poderoso, invulnerável, influente e importante, de que pode tudo. Depois de algum tempo de uso, começa a achar que está sendo perseguido e espionado.
- Danos causados pela cocaína A cocaína é um poderoso psico-estimulante. Provoca insônia, excitação psico motora constante, acentuada perda de autocrítica e agressividade. Quando injetada ou fumada, as conseqüências psicológicas são mais acentuadas. A cocaína é uma substância vasoconstritora e, freqüentemente, causa problemas arteriais e venosos, como tromboses. O mais comum é a necrose de tecidos do septo nasal e do palato, devido à vasoconstrição local, formando uma cavidade única no nariz. Às vezes, nariz e boca formam uma só cavidade. A overdose provoca convulsões, coma e morte.
Crack- Sensações provocadas pelo crack.
Por atingir o cérebro em questão de segundos, provoca as alterações bioquímicas e os efeitos da cocaína mais rapidamente.O nome "crack" surgiu do som que é produzido quando a pedra de coca está sendo queimada. A cocaína fumável surgiu na Colômbia, no final da década de 70, quando os usuários começaram a fumar o bazuco, isto é, os restos do refino, que contêm substâncias corrosivas, como ácido sulfúrico e acetona. Depois, a pasta de cocaína começou ser fumada misturada com maconha, nos EUA e na Amazônia. Mais tarde começaram a ser produzidas as pedras de crack, um precipitado de cocaína com bicarbonato aquecidos em água.A droga é introduzida no organismo através da absorção em toda a mucosa respiratória, fumada com tabaco ou cachimbos improvisados com caneta esferográfica, embalagens de produtos alimentícios, isqueiros de plástico, etc. Ao se fumar uma pedra de crack, a cocaína se volatiliza e entra no organismo happy to be alive a forma de vapor, ganhando a circulação sangüínea.Quando a cocaína é introduzida no organismo através da mucosa do nariz, sua absorção se faz por uma superfície de 2 ou 3 centímetros quadrados. Sendo a mucosa do aparelho respiratório muito mais extensa que a mucosa nasal, a absorção é muito rápida e uma grande quantidade de droga atinge o cérebro em questão de segundos, como ocorre no uso por injeção endovenosa, e o usuário fica dependente mais rapidamente. Além disso, são mais freqüentes as overdoses. A cocaína fumada, o crack, assim como a injetada, é muito mais potente que a cocaína aspirada, atingindo o máximo em 15 segundos, enquanto a aspirada leva cerca de 15 minutos, além de desaparecer mais rápido, deixando uma forte vontade de usar mais, fazendo com que uma pessoa fique até vários dias seguidos usando a droga.
- Danos causados pelo crackO crack provoca os mesmos danos que a cocaína aspirada, porém, devido ao seu avassalador poder desestruturador da personalidade, age em prazo muito curto e em maior intensidade. Insônia, agitação psicomotora, agressividade, emagrecimento, perda da autocrítica e da moral, dificuldades para estabelecer relações afetivas, psicoses, comportamento excessivamente anti-social marginalidade e prostituição. Lesões do tracto respiratório.
Maconha/Haxixe- Sensações provocadas pela maconha/haxixeA maconha tem um efeito relaxante, causando uma sensação de liberdade total. Provoca uma sensação de falsa sabedoria, dando a impressão de que só o usuário e sua turma sabem sobre todas as coisas do mundo. Pode gerar euforia e hilaridade, fazendo com que se ache qualquer coisa engraçada e além de perda do sentido de tempo, despersonalização e pânico.
- Danos provocados pela maconha/haxixeEstudos em animais mostraram alterações morfológicas nas sinapses, além de perda neuronal no hipocampo. É a droga mais desmotivante que existe, e o usuário não consegue assistir às aulas, trabalhar ou levantar da cama, ficando "desencanado". Provoca um déficit na atenção auditiva, isto é, tem-se a impressão de que o usuário ouve mas não ouve. Compromete as funções necessárias ao aprendizado, como a percepção, memória, atenção, capacidade de concentração e os processos associativos, com danos sutis à organização e integração de informação complexa. Pode provocar surtos psicóticos e aumento do risco de acidentes.Também provoca diminuição do apetite sexual (que às vezes é substituído pela droga sem que o usuário perceba) e esterilidade temporária. Danos na traquéia e brônquios.
Moderadores de apetiteSensações provocadas pelos moderadores de apetiteAlém do emagrecimento que já é esperado, os usuários têm sensações semelhantes às provocadas pela cocaína: excitação psíquica, euforia, insônia e coragem para enfrentar os obstáculos.
- Danos causados pelos moderadores de apetiteOs usuários podem apresentar inquietação, surtos de depressão, angústia e psicoses. Aceleração persistente dos batimentos cardíacos e aumento do volume do coração.
Solventes e InalantesSensações provocadas pelos Solventes e Inalantes
O usuário sente euforia em cerca de 30 minutos, excitação psíquica, aumento da coragem e hilaridade.
- Danos causados pelos inalantesO uso contínuo pode levar à intoxicação grave, arritmias, morte por parada cardíaca, e sintomas como zumbido nos ouvidos, irritação ocular, visão dupla, espirros, tosse, vômitos, diarréia, lesões neurológicas e queda das condições intelectuais.
TranqüilizantesSensações provocadas pelos tranqüilizantes
Sensação de leveza, paz e tranqüilidade, de que todos os problemas estão resolvidos e sob controle.
- Danos causados pelos tranqüilizantesO usuário pode ter diminuição da vigília e da capacidade de discernimento, euforia, memória prejudicada, comportamento bizarro, lentidão de reflexos e desinteresse sexual. A intoxicação aguda pode culminar com choque, coma, depressão respiratória e morte. Causam forte dependência, e os sintomas de abstinência são severos e prolongados. A retirada de tranqüilizantes pode provocar irritabilidade, ansiedade, agitação, mudanças bruscas de humor, contrações musculares, vômitos, suores, cólicas abdominais, insônia, timidez, tremores, convulsões e delírios.
Xaropes Sensações provocadas pelos xaropes
Os xaropes contêm codeína (derivado do ópio) ou ziprepol, que é de alta toxicidade e proibido no Brasil. São narcóticos sintetizados que provocam uma sonolência em que a pessoa se sente meio aérea e flutuando, relaxamento e sensação de analgesia e amortecimento.
- Danos causados pelos xaropesCausam náuseas e convulsões, pode ocorrer morte por overdose. Causam dependência física e psíquica.
Fonte:Associação Parceria Contra as Drogas
Fonte: http://www.mundoadolescente.com.br

Um comentário:

Edson Carlésimo Jr disse...

Olá Primão,

P A R A B É N S ! ! ! ! !

Uma página muito interessante e cheia de dicas para quem realmente quiser se ajudar a sair deste caminho sem volta.

Você é um grnade exemplo de que sempre vale a pena confiar. Nos confiamos em você e ficamos muito felizes de poder curtir esta meritória iniciativa.

Beijos - Adélia, Edson, Edsinho e Faha....