terça-feira, 8 de abril de 2008

Sobre alcoolismo

Problema crescente na área de saúde pública, o alcoolismo está normalmente associado à mortalidade no trânsito, à criminalidade, à desagregação familiar e a faltas ou à queda de produtividade no emprego.

Problema crescente na área de saúde pública, o alcoolismo está normalmente associado à mortalidade no trânsito, à criminalidade, à desagregação familiar e a faltas ou à queda de produtividade no emprego. Por isso, são oportunas iniciativas como o fórum para debater o tema que o Sindicato Médico do Estado (Simers), juntamente com a Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI), promove até hoje. Assim como outras chagas, entre as quais a dependência de drogas ilícitas, essa é uma doença que precisa ser enfrentada com persistência, sem dogmatismos e sem preconceito.

A particularidade de o consumo de álcool ser liberado por lei e estar normalmente associado a comemorações sociais torna particularmente difícil o enfrentamento do problema. As estatísticas, porém, reforçam a importância de a questão passar a ser encarada de forma mais enfática pelo poder público, particularmente os municípios. E é justamente a experiências nessa área empreendidas por administrações como as de Alvorada, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Rio Grande e Veranópolis que o Fórum Internacional Qualidade de Vida e Saúde se propôs a dar ênfase.

Nos cálculos da Organização Mundial de Saúde (OMS), o dano social provocado pelo consumo de álcool no Brasil equivale a 7,3% do Produto Interno Bruto (PIB). A dependência ao álcool responde por 40% das consultas psiquiátricas. E nada menos 78% das mortes do trânsito no país têm influência da bebida.

O ganho mais visível por parte de municípios que se decidem a enfrentar a questão, porém, é na redução da criminalidade. Providências modestas, como as implantadas por essas e outras cidades, vêm demonstrando resultados surpreendentes em relação ao crime. Sempre que possível, por isso, essas são experiências que devem ser debatidas e tomadas como exemplo de que o alcoolismo não é um problema concernente só à família, mas também ao poder público.

Veículo: Zero Hora
Seção: Editoriais
Data: 04/08/2006
Estado: RS

Nenhum comentário: