sexta-feira, 4 de abril de 2008

Aproveitando São Thomé das Letras ao Máximo

1. City Tour São Thomé das Letras

Igreja Matriz – A Igreja Matriz de São Thomé das Letras foi construída por volta de 1785, no mesmo local onde havia sido construída uma pequena capela na ocasião do episódio que deu origem ao nome da cidade. Por fora carrega o estilo barroco mineiro. Seu interior é ornamentado em estilo rococó e popular, com temas evangélicos enriquecidos com motivos angelicais. O principal destaque vai para a nave central, cujo afresco retrata Jesus Cristo cercado pelos apóstolos; obra executada pelo artista Joaquim José da Natividade, discípulo de Alejadinho, natural de São João Del Rei – MG.

Gruta São Thomé – Foi nessa gruta que se deu o episódio que originou o nome da cidade. Ela está localizada ao lado da igreja Matriz. Na entrada da gruta, na sua parte superior, pode-se observar as pinturas semelhantes a “letras”.

Passos e Casarões – Antigamente eram 12 passos, que simbolizavam os Passos da Paixão, na Via Sacra de Jesus Cristo. Esses passos eram utilizados nos dias de procissão. Hoje existem apenas quatro, em aceitável estado de conservação. Provavelmente foram construídos no século XVIII, na mesma época que foi iniciada a construção da igreja Nossa Senhora do Rosário, São Thomé das Letras, MG.

Alguns casarões encontram-se espalhados pelo centro da cidade, mas muitos aos poucos foram sendo descaracterizados, ou mesmo destruídos pelo tempo. Também foram construídos durante o século XVIII,

A Casa Paroquial foi restaurada e teve sua fachada pintada com as cores predominantes na época da fundação do povoado, o branco e o azul. Funciona como moradia do vigário a serviço da paróquia e também para tratar de assuntos religiosos e relativos à administração do acervo e patrimônio da igreja.

Cruzeiro – Marco religioso localizado no ponto mais alto do perímetro urbano, fica entre a Casa da Pirâmide e uma construção inacabada conhecida como “Mirante”, de onde se tem uma vista fantástica das Montanhas e vales ao redor.

Pirâmide – É uma construção em forma piramidal. Tal construção vem atraindo um grande número de pessoas com objetivos diversos, entre os quais a observação de discos voadores. A Pirâmide vem sofrendo ação de vândalos. Entre o final do ano passado e o início deste ano sofreu uma reforma por parte da prefeitura.

Pedra da Bruxa – Localiza-se próximo à Pirâmide. É uma formação rochosa que vista de perfil, à noite, lembra a silhueta da face de uma bruxa. É também conhecida como a Pedra do Picu. Do alto se tem uma visão de 360º sobre as Montanhas.

Toca do Leão – Fica Próximo ao campo de futebol, no lado oposto da estrada, no local hoje conhecido como Sítio do Leão. Lá se encontra uma pintura rupestre que dá nome a toca. O visitante vai encontrar a figura de um animal sem a cabeça. Os antigos diziam que um outro animal, estava engolindo a cabeça do outro, sendo que há muitos anos algum vândalo arrancou o pedaço que apresentava essa escultura.

Igreja Nossa Senhora do Rosário – Também conhecida como Igreja de Pedra. Não possui muitos dados históricos. Iniciada no século XVIII, permaneceu por um longo período inacabada. Tendo sido concluída recentemente. Seu interior não apresenta nenhuma obra artística e passou por uma ampla reforma, sendo que em outubro de 1993 sofreu um processo de reforma do telhado e paredes externas. Já nos meses de julho a outubro de 1995 passou por uma reforma interna podendo ser finalmente entregue ao público. Trata-se de uma típica construção letrense, com pedras sobrepostas uma a uma.

2. Rota das Cachoeiras – São Thomé das Letras x Baependi

Eubiose – Fica localizada próximo ao trevo Baependi x Sobradinho a 2,5km da cidade. Tem esse nome devido à Sociedade Brasileira de Eubiose, que tem um de seus departamentos em São Thomé das Letras.

Cascata do Cantagalo – É uma pequena queda numa depressão do leito do riacho seguida por alguns poços num remanso. A trilha parte de frente ao “Pesq-Pag” no pé da serra. O caminho se estende baira-rio mostrando outros pontos tranqüilos para descansar.

Flávio – Situa-se a 6km da cidade, na estrada que vai para Baependi. Flávio é o nome do proprietário das terras do lado direito de quem olha de frente para a cachoeira. Vale a pena conhecer.

Véu da Noiva – Se encontra a 9km da cidade na mesma estrada. A cachoeira fica em terras particulares e o proprietário permite a visitação. Aos finais de semana e feriados é solicitado uma pequena gorjeta para a manutenção do local.

Paraíso – Fica próximo à cachoeira do Véu da Noiva e o acesso se dá por uma trilha que desce o barranco. Possui uma pequena praia fluvial.

3. Do Vale das Borboletas à Shangri-lá

Vale das Borboletas - Fica no caminho para Três Corações, tomando-se o acesso à esquerda com 2,5km. Do trevo até o vale percorre-se 1 km por estrada pouco conservada.

Gruta do Carimbado – Fica localizada a 4km da cidade pela estrada ou 2,5km por trilha a pé. O carimbado é uma gruta envolta de mistérios. Contam que seu labirintos jamais foram explorados totalmente e, que se assim fosse, haveria um elo de ligação com a cidade sagrada dos incas, Machu Picchu, no Peru. Místicos acreditam que o Carimbado é uma porta de entrada para uma civilização intraterrena, ligado ao Governo Oculto do Mundo (GOM).

Ladeira do Amendoim – Fica próxima à gruta do Carimbado. Ali ocorre o fenômeno onde o veículo é puxado ladeira acima com o motor desligado. Andando a pé, para trás, também sente-se o efeito.

Shangri-lá – Fica a 16km da cidade por estrada passando por fazendas, mais uma trilha a pé por 2km, ou 27km pela estrada da Barra Mansa tomando acesso para o campo de treinamento da ESA. É um local onde se formam diversas saltinhos e poços, margeados por flores silvestres e vegetação nativa. Existem pinturas rupestres na região. É recomendável o acompanhamento de guia local.

4. De São Thomé das Letras à Sobradinho

Cachoeira da Lua – Fica a 6km da cidade, no caminho para Sobradinho, no lado esquerdo da estrada. Nas noites de lua cheia o poço formado pela queda reflete os raios lunares, criando uma paisagem magnífica.

Cruzeiro do Cantagalo – Fica a 6km da cidade com acesso pela estrada que vai a Sobradinho, mais uma caminhada de 1 hora até o ponto mais alto onde está uma enorme cruz de madeira. Partindo por uma porteira toma-se uma estradinha em torno de 1km até o início da trilha. Do Cruzeiro se tem uma visão de 360º.

Gruta do Índio – É uma “nova gruta” aberta à visitação. Ela se localiza próximo ao trevo de Cruzília. Possui interessantes salões. Na época das chuvas um lindo poço permite banhos refrescantes. É necessário o acompanhamento de guias locais.

Gruta do Sobradinho – O acesso se dá pela estrada que liga São Thomé ao povoado de Sobradinho. A Gruta do Sobradinho é uma formação arenítica moldada pelo trabalho milenar da natureza. São aproximadamente 100 metros de extensão. No seu interior existem pequenos lagos, culminando numa bela corredeira. Há duas formas de chegar a gruta. A primeira é tomando um acesso de terra à direita, antes de chegar ao povoado. A segunda e mais tradicional é pela trilha que parte do Povoado. Seu acesso se dá pela Rua da Gruta.

5. Vale à pena incluir no seu roteiro

Gruta do feijão – Ficou conhecida com este nome devido ao fato de no século passado estocar-se feijão nas suas imediações pelos escravos. Apesar de ficar próxima à cidade, a caminhada requer um certo cuidado, principalmente nas trilhas que beiram o paredão.

Gruta Chico Taquara – É a gruta que habitou um homem enigmático para as pessoas de São Thomé das Letras. Fica no alto da Serra das Letras, mas é necessário o acompanhamento de guia local.

Gruta do Labirinto – É uma gruta localizada entre Sobradinho e a Gruta da Bruxa. Ao todo são 8 entradas (ou saídas, como preferir) que se interligam como as patas de uma aranha. Cada portal é uma surpresa e dá num lugar diferente. Ao contrário do nome, é difícil se perder lá dentro. O difícil mesmo é achar onde está a gruta. Ganhe tempo, acesse o Portal São Thomé das Letras e contrate um guia.

Pico do Gavião e Cachoeira da Chuva – É um local de extrema beleza, guardando formações rochosas que sugerem figuras como: Gorila, Mãe Pedra, Jacaré, Cavalo e diversas outras. Por estar em área de exercícios militares esta visita fica restrita a algumas épocas do ano. Precisa-se de um guia que conheça a região.

Toca Furada – É uma enorme pedra lembrando um piano de cauda. Tem esse nome devido ao “furo” que tem no meio. É um bom lugar para observar o céu. O acesso se dá por uma estrada de pedreira que parte do lado esquerdo do estádio municipal, próximo ao muro de pedra que beira esta estrada.

Pontos Turísticos no Portal São Thomé das Letras

http://www.saothomedasletras.net

Nenhum comentário: